Conheça 6 vantagens práticas da pintura a óleo

Existem infinitas possibilidades de criação diante de uma tela em branco, uma série de materiais e cores esperando para que habilidade e criatividade se misturem e ganhem forma nos traçados e desenhos. Entre tantas opções, neste post destacaremos as vantagens da pintura a óleo, uma técnica fascinante e versátil.

Continue lendo e descubra os motivos para se aventurar nessa forma de pintura tão graciosa, que se torna cada vez mais popular entre os artistas!

1. Clássico e atemporal

Os mestres da arte renascentistas foram os responsáveis por inaugurar os quadros a óleo. A técnica foi rapidamente aceita e difundida pela Europa durante o Renascimento, mas permanece instigante nos dias atuais, despertando o interesse de quem aprecia uma boa pintura.

Muitos dos quadros clássicos que conhecemos foram feitos a óleo, como é o caso da Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci. Isso, porém, não torna a técnica arcaica, mas sim atemporal, graças ao seu aperfeiçoamento e adaptações ao longo do tempo.

2. Toque profissional ao quadro

Justamente por ser uma técnica clássica, entre as vantagens da pintura a óleo está a qualidade e o visual mais profissional. O resultado dos quadros é complexo, cheio de detalhes e o esforço do artista é visível.

Essa aparente dificuldade pode até intimidar os iniciantes, mas nada que um pouco de conhecimento e prática não resolvam.

3. Tolerante a erros e suas mudanças criativas

O maior tempo de secagem dos óleos permite que você crie quadros delicados, com detalhes e diferentes texturas. Essa característica, ao mesmo tempo, permite que se consertem erros com maior facilidade.

Você pode começar a pintar e voltar no dia seguinte com novas ideias para deixar sua criação ainda melhor.

Além disso, as próprias tintas nos tubinhos demoram mais para secar. Então, não é preciso se desesperar caso você deixe uma ou outra aberta durante a noite.

Essa demora para secar, no entanto, pode ser vista como uma desvantagem, já que impede o artista de seguir para o próximo passo do projeto imediatamente. Ainda assim, esse detalhe é compensado pela próxima vantagem.

4. Flexibilidade, uma das principais vantagens da pintura a óleo

Aqui, não estamos falando somente da flexibilidade no que diz respeito aos erros, facilitando a vida dos iniciantes, mas também da riqueza e variedade de tons, texturas e técnicas possíveis.

Wet-on-wet, glazing, impasto e alla prima são apenas algumas das técnicas de pintura a óleo. Existem diversas maneiras de construir camadas e brincar com luz e sombras.

Mesmo que você precise esperar determinadas partes secarem para seguir, também é possível trabalhar em pinturas simultâneas, intercalando sempre que necessário e, assim, otimizando seu trabalho.

5. Cores e detalhes únicos

A pintura a óleo é ótima quando se trata de misturar tintas. Ainda mais quando você faz a mistura diretamente na tela, criando traçados únicos.

Essa delicadeza e facilidade em conseguir exatamente a cor desejada é uma característica exclusiva dessa técnica.

6. Efeito relaxante

Uma vantagem importante, que vai além da técnica, é o efeito relaxante da pintura a óleo. A suavidade dessa tinta e o tempo que se passa diante de uma tela, sem a pressão de que o desenho vai secar logo, fazem com a mente se acalme, deixando de lado as preocupações do dia a dia para se concentrar somente no agora.

Com todas essas vantagens da pintura a óleo, o que você está esperando para começar? Pegue seu quadro e pincel, busque inspiração e aproveite para conferir nossas 6 dicas essenciais para começar a pintar telas com tinta a óleo!

Você pode gostar de...