Conheça 5 materiais indispensáveis para criar etiquetas personalizadas

Personalizar é tendência — seja em uma festa de aniversário, seja na identidade visual de uma marca.

Em meio a tantas possibilidades, as etiquetas personalizadas fazem a diferença. É um detalhe charmoso que não passa despercebido e, além de trazer um diferencial, mostra o cuidado e a preocupação de quem fez.

Se você quer investir em um novo negócio, seguir as tendências do mercado ou apenas testar as suas habilidades, continue lendo. Neste post, vamos mostrar para que servem as etiquetas personalizadas e os materiais essenciais para criá-las.

Por que usar etiquetas personalizadas?

Para alguns, esse elemento parece desnecessário. Mas pense: quando você recebe a lembrancinha em uma festa, não é muito especial quando ela vem com uma etiqueta agradecendo pela sua presença?

Ou, então, quando compra algo pela internet, não é bem mais íntimo receber os produtos com etiquetas personalizadas contendo informações importantes, o contato da empresa ou uma mensagem?

A etiqueta é algo que permanece no produto, e quem o usa sempre lembrará de onde comprou. Você também pode usá-la como uma maneira de categorizar os seus produtos e variar entre diferentes modelos, seguindo a mesma identidade.

No mercado de organização de eventos, esse é um elemento simples que causa outra impressão nos convidados, tornando a festa única e memorável.

Por onde começar?

Busque na internet referências e inspirações de ilustrações, cores e fontes. Em uma festa, as etiquetas podem acompanhar a decoração, por exemplo.

Caso você entenda de edição gráfica, crie a sua própria arte. Se você não entende muito dessa parte, procure imagens e fontes para comprar ou, então, disponíveis gratuitamente para download.

Com a ideia em mãos, compreenda as suas necessidades. Você precisa de quais tamanhos de etiquetas? O que você gostaria que estivesse escrito? Quer algo mais minimalista ou colorido, discreto ou que chame a atenção?

Criada virtualmente, chegou a hora de reunir os materiais e dar vida a essa etiqueta personalizada.

Quais são os materiais necessários?

1. Tesoura e ferramentas para corte

Começando pelo básico: uma boa tesoura. Você sempre precisará dela. Para rebarbas, detalhes ou cortar à mão, após impressas, etiqueta por etiqueta.

Também vale investir em uma refiladora, que é uma variação da guilhotina, e furadores, comuns ou com formas diferentes. Facilitará o seu trabalho.

2. Tecidos e papéis

Serão a base da sua etiqueta. Se você vai costurar em uma peça de roupa, precisará de um tecido, como algodão ou cetim.

Caso a sua ideia seja colar a etiqueta personalizada, precisará de papel adesivo. Mas, se for amarrá-la com uma fitinha ou se gostaria de algo semelhante a uma tag, aposte em papéis de gramatura mais grossa, como o cuchê.

Vale inovar na textura do tecido e nas cores desses papéis.

3. Papel transfer

Imprimindo as etiquetas em um papel transfer, você somente precisará de um ferro de passar para transferir o desenho para um tecido.

Basta imprimir em sulfite comum, recortar o papel transfer um pouco maior que o molde e colar na folha com durex.

Então, você imprimirá de novo escolhendo a opção espelho. Depois, é só colocar o papel transfer no tecido com uma folha de papel-manteiga por cima e passar o ferro.

4. Boa impressão

Procure imagens de boa resolução, com no mínimo 300 dpi. Além disso, não é qualquer impressora que suporta papel adesivo ou cuchê. Priorize sempre a qualidade, optando, se possível, pela impressão a laser.

5. Canetas e tintas

Para eventos pequenos, é uma boa ideia personalizar as etiquetas à mão. Deixe um recado especial para os convidados em cada mesa ou lembrancinha. Com certeza, eles se lembrarão desse cuidado.

Viu só como é simples criar etiquetas personalizadas? Invista nesse detalhe, que dará uma nova cara à sua marca ou festa!

Para mais dicas como estas, não esqueça de curtir a nossa fanpage no Facebook. Assim, você não perde nenhuma novidade.

Você pode gostar de...