Confira 5 projetos de casas que são tendência de arquitetura

O segmento da Arquitetura e da Decoração de Interiores sempre está em evolução, trazendo inovações em cada projeto. Nesse cenário, interpretar as novidades para os clientes é de suma importância, já que eles desejam planejar modificações em seus lares para obter mais conforto e beleza.

Dessa forma, é preciso estar em dia com as mais recentes tendências, com constante atualização de conhecimentos para atender às exigências dos clientes.

Por isso, selecionamos 5 dicas do que será tendência de arquitetura, a fim de ajudá-lo na inspiração para compor seus projetos.

Há muitos estilos diferentes que podem influenciar na escolha do melhor projeto de arquitetura para casas. Com os avanços tecnológicos, é possível criar espaços cada vez mais modernos e inovadores. Conheça algumas opções:

1. Integração de áreas

Em se falando de Arquitetura, decoração e construção, sabemos que as paredes já perderam espaço, principalmente em apartamentos pequenos. A inovação fica por conta da integração de ambientes, tanto internos, quanto externos.

O objetivo é fazer com que áreas externas fiquem mais valorizadas por meio da utilização de janelas de vidro, em vez de paredes e portas. Isso faz com que a luminosidade natural adentre no ambiente, assim como a ventilação.

Também é permitido incluir espaços da área externa no interior, assim como acontece com os jardins internos. Essa integração da natureza com os ambientes sociais cria espaços cada vez mais harmônicos.

2. Casas inteligentes

A revolução tecnológica trouxe também a automação para residências, uma inovação que veio para ficar.  As casas inteligentes permitem o controle de funções dos ambientes por meio de comandos realizados por smartphones.

Com eles, é possível controlar as luzes, tanto no acendimento, quanto na intensidade, pode-se alterar a temperatura da casa e até mesmo controlar os aparelhos de áudio e vídeo que estiverem em qualquer cômodo.

3. Vidros com mais funcionalidades

O vidro é um material que traz consigo diversos estilos decorativos e confere charme para qualquer ambiente. Porém, mais do que um item decorativo, nos últimos tempos o vidro passou a ter mais espaço pelo seu apelo funcional.

Veja algumas tendências de arquitetura envolvendo vidros e vantagens que ele traz para projetos de casas:

  • torna viável uma decoração mais ecológica, sustentável, favorecendo a iluminação natural;
  • permite maior economia de energia elétrica;
  • integra os ambientes;
  • sua manutenção é bastante simples.

Assim, para inovar e trazer mais sofisticação aos ambientes, utilize mais o vidro em seus projetos de arquitetura e decoração.

4. Automação residencial

Conforme já mencionamos, a automação residencial é uma inovação que estará cada vez mais presente nos projetos de Arquitetura. A tecnologia alcançou as casas, resultando em um conceito de futuro, gerando ambientes muito mais funcionais.

Desde casas ainda em construção até imóveis já feitos, é possível instalar esse tipo de automação, que é feita usando tecnologia wireless ou de radiofrequência, as quais controlam atividades que tenham a ver com a parte elétrica da casa, como luzes, ar-condicionado, som, micro-ondas, entre outros.

5. Impressoras 3D

Essa é, também, uma tendência de arquitetura de futuro. Muito do que é construído hoje já é feito por meio das impressoras 3D. Inclusive, já há projetos completos de cômodos inteiros utilizando essa tecnologia.

Embora ainda seja algo que esteja “engatinhando”, no que se refere a sua aplicação prática, convém ficar de olhos abertos nessa nova possibilidade para os próximos anos.

Os projetos de casa realizados com o auxílio da tecnologia sempre estarão à frente do seu tempo por integrar o conforto com a funcionalidade.

Também será uma tendência de Arquitetura, para agora e para os próximos anos, a presença de elementos sustentáveis. Aliar utilidade com sustentabilidade e modernidade será a receita para projetos pensados nas pessoas.

Para saber mais sobre inovações no campo da Arquitetura e do Design e receber dicas e atualidades para seus próximos projetos, siga-nos no Facebook!

Você pode gostar de...