Como usar um escalímetro? Aprenda no nosso passo a passo!

O que se mede em um escalímetro pode estar representado em metros (escala de redução) ou milímetros (escala de ampliação).

A escala de redução é utilizada para representar graficamente grandes áreas, principalmente nas áreas de Arquitetura e Engenharia Civil. Porém, ele pode ser utilizado para projetar minúsculas peças. Desse modo, as engenharias Mecânica e Mecatrônica fazem uso dele para desenhar peças muito pequenas e para isso aplicam a escala de ampliação.

O post de hoje apresenta como usar um escalímetro. Para isso, começamos explicando o que é essa ferramenta, como se escolhe uma escala e, finalmente, como é utilizada em um caso concreto. Confira!

O que é um escalímetro?

O escalímetro é uma espécie de régua que possui três faces e em cada uma de suas faces existem duas escalas diferentes. Dessa forma, um escalímetro possui seis escalas diferentes. Além disso, existem modelos com diversos tipos de escalas, sendo uma das ferramentas utilizadas por arquitetos e leitores/executores de projetos para converter os desenhos a escalas e dimensões reais, sem precisar utilizar cálculos matemáticos complexos.

Um arquiteto, por exemplo, pode utilizar o escalímetro para converter as dimensões reais dos objetos a desenhos menores, a fim de que esses se encaixem perfeitamente em seu projeto. O leitor/executor do projeto também utilizará essa ferramenta para fazer com que as dimensões do projeto tomem proporções reais em sua execução.

Como escolher a escala certa?

Em cada lado do escalímetro, está indicada à esquerda — antes do zero — a escala que será utilizada nessa face específica. É de fundamental importância utilizar a escala adequada e esse deve ser o primeiro passo a ser seguido.

Ao ler um projeto, é possível ver essa escala grafada sobre a planta, mas no momento de projetar, primeiro deve ser escolhida a escala a depender do tamanho do desenho, sempre tendo em conta as dimensões reais. Até parece mais fácil executar um projeto do que confeccioná-lo, não é mesmo?

Como usar um escalímetro?

O escalímetro é utilizado da mesma forma que uma régua, começando do número zero. As escalas mais comuns são 1/2, 1/4 e 1/16. Essas proporções refletem as frações de um centímetro, que correspondem a um metro nas dimensões de grande escala.

Acompanhe o exemplo de como usar o escalímetro em um projeto na área de Arquitetura e compreenda que não há grandes segredos no manuseio dessa ferramenta.

Para ler um projeto com um escalímetro é preciso, primeiramente, escolher a escala determinada. Após,deve-se colocar a marca do zero sobre o começo da longitude do traço a ser medida. Se a distância é igual à linha da régua, significa que a medida corresponde a um metro.

Tome o devido cuidado de ler as marcações corretas, uma vez que a maioria dos escalímetros possuem duas escalas na mesma face, o que proporciona ao usuário uma quantidade maior de opções. Se a distância medida não se encontra exatamente em uma linha, a medida exata será o número de metros que corresponde à linha mais próxima de uma quantidade de centímetros.

Para determinar os centímetros com exatidão, é necessária uma segunda medição. Antes de retirar o escalímetro, marque uma linha correspondente a um metro. O primeiro centímetro da régua está dividido em dez partes, que corresponde aos centímetros.

Utilize, então, a linha feita anteriormente para determinar a quantos centímetros ela equivale.
Dessa forma, a primeira medida feito é referente aos metros e após aos centímetros (quando não são números inteiros). Seguindo esses passos, percebe-se que é muito mais fácil e rápido utilizar um escalímetro do que fazer a conversão através de operações matemáticas.

Por fim, são muitas as formas de usar um escalímetro na confecção e leitura de um projeto. Também é vantajoso, pois, com o seu uso, são minimizados os possíveis erros de cálculo. Além disso, com um pouco de prática o escalímetro se transforma em uma ferramenta simples, mas essencial aos engenheiros e arquitetos.

Já falamos sobre o escalímetro em outra ocasião. Para aprofundar-se mais no assunto e conhecer outras formas de como usar um escalímetro, confira este artigo específico sobre o assunto!

Você pode gostar de...