Balkrishna Vithaldas Doshi o vencedor do Pritzker 2018

O Prêmio Pritzker é considerado o “Nobel da Arquitetura” e, em sua 45ª edição, premiou o arquiteto indiano Balkrishna Vithaldas Doshi. Um dos mais influentes arquitetos do século 20 na Índia, Doshi é o primeiro arquiteto indiano a receber o prêmio, considerado a maior honra da arquitetura.

O Prêmio Pritzker

O Prêmio Pritzker foi fundado em 1979 por Jay e Cindy Pritzker, em Chicago, que o financiaram como uma fundação através de seus negócios familiares, a Corporação Hyatt. O objetivo  original do prêmio era levar a arquitetura e os arquitetos ao reconhecimento do público, além de apoiar e mostrar a ideia de que as edificações têm uma influência real na vida das pessoas, além de contribuírem para o desenvolvimento da humanidade.

Desde 1979, um júri independente formado por oito pessoas e composto por críticos, arquitetos praticantes e patronos das artes decide o vencedor. Não há termos definidos para os jurados, que se tornam parte do júri por convite e deixam o cargo quando desejarem.

Qualquer arquiteto licenciado pode indicar um candidato, reportando-se ao diretor executivo do júri. O diretor também busca ativamente indicações de críticos, acadêmicos, profissionais em áreas afins e os jurados. Como parte do processo de deliberação, que ocorre no início do ano, os jurados visitam muitos prédios de arquitetos indicados ao prêmio. Este trabalho de campo é um aspecto especialmente positivo do prêmio e o distingue de outros que somente dependem de fotos enviadas ao júri.

Balkrishna Vithaldas Doshi

Há bastante tempo, Balkrishna Vithaldas Doshi tem se comprometido a moldar e nutrir o ambiente arquitetônico moderno da Índia, sendo uma voz importante no discurso global da indústria como arquiteto, urbanista e educador. Seus mais de 100 projetos, muitos dos quais são instituições públicas baseadas na Índia, como escolas, bibliotecas, centros de arte e moradias de baixo custo, foram projetados de acordo com os princípios que ele aprendeu ao trabalhar com Le Corbusier e Louis Kahn. Ao considerar as tradições, os estilos de vida e o meio ambiente da Índia, Doshi projetou estruturas para as necessidades de sua terra natal, com espaços que ofereciam refúgio do clima e proporcionam ambientes para reunir a família.

Vastu Shilpa Consultants

Vastu Shilpa Consultants

Nascido na cidade de Pune (Índia) em 1927, vindo de uma família que esteve envolvida na indústria moveleira por duas gerações, Balkrishna Vithaldas Doshi acreditava inicialmente que ele também seguiria essa profissão. Apesar disso, seu interesse por arquitetura falou mais alto e em 1947 ele se matriculou no Sir J.J. Escola de Arquitetura, em Bombaim. Em 1950, viajou para Londres, onde conheceu Le Corbusier e, nos quatro anos seguintes, Doshi trabalhou no famoso estúdio do arquiteto em Paris. Ele retornou à Índia para supervisionar a construção de alguns dos projetos de Le Corbusier, incluindo o Miller’s Association Building e o Villa Sarabhai, em Ahmedabad.

Ele finalmente se estabeleceu em Ahmedabad em 1963, onde projetou sua própria residência chamada Kamala House, em homenagem a sua esposa. Em 1956, fundou sua própria empresa, Vastu Shilpa, que mais tarde renomeou Vastu Shilpa Consultants. A empresa trabalhou em mais de 100 projetos em toda a Índia, incluindo uma colaboração com Louis Kahn no Instituto Indiano de Administração Ahmedabad.

Kamala house

Kamala house

 

Carreira e projetos

Após a fundação de sua empresa, o arquiteto passou os anos subseqüentes desenvolvendo cidades e municípios, bem como instalações educacionais e culturais notáveis. Os primeiros trabalhos de Balkrishna Vithaldas Doshi mostram a influência dos projetos de seus mentores na Índia. A Escola de Arquitetura em Ahmedabad, que Doshi fundou e projetou em 1966, lembra a fachada da grade do Edifício da Associação dos Proprietários de Moinhos, enquanto o uso de tijolos e concreto evoca a Villa Sarabhai. Apreciando a capacidade de Le Corbusier de “criar uma luz suave que faz o rosto das pessoas brilhar”, Doshi incluiu clarabóias inclinadas e portas de correr para manipular a luz e regular a temperatura. Sempre atento ao calor da Índia, ele incluiu praças recuadas sombreadas por árvores frondosas por todo o campus para oferecer espaços onde os estudantes pudessem se encontrar com conforto.

Escola de Arquitetura de Ahmedabad

 

Doshi tornou-se rapidamente conhecido por seu engajamento em fornecer habitação acessível em toda a Índia, onde a falta de casas atormentou cidades por décadas. Por isso, ele projetou a Life Insurance Corporation Housing, em Ahmedabad (1973), além da Aranya Low Cost Housing, em Indore (1989). Este último, sem dúvida seu projeto mais conhecido, era um município de famílias de baixa a média renda. O plano original exigia uma faixa central de empresas privadas e casas construídas em cada lado. Um aglomerado de 10 residências compartilha um pátio central, enquanto ruas e praças pavimentadas dividem o espaço ordenado. Doshi ofereceu aos futuros habitantes uma seleção de 80 modelos, que variavam de unidades de um cômodo a casas maiores e que atendiam a diferentes necessidades e rendas. Os designs minimalistas mostram a dedicação de Doshi em desperdiçar pouco espaço e material. A cidade completa acomoda 80.000 pessoas em 6.500 residências.

Aranya Low Cost Housing

Aranya Low Cost Housing

 

Além de atender às necessidades práticas, o trabalho de Doshi também poderia ser lúdico, como visto em um de seus projetos mais experimentais, Amdavad Ni Gufa, em Ahmedabad (1994). A galeria de arte apresenta o colorido trabalho do artista Maqbool Fida Husain dentro de um espaço subterrâneo. O interior cavernoso usa colunas irregulares que se assemelham a depósitos minerais e, como uma caverna, oferecem um refúgio do calor da Índia. O teto bulboso, que é coberto por um mosaico de azulejos brancos, é baixo o bastante para que os visitantes possam andar sobre ele, sentar e interagir uns com os outros.

Amdavad Ni Gufa

Amdavad Ni Gufa

A escolha do arquiteto para receber o Pritzker 2018 se deu principalmente pela sua dedicação em melhorar a qualidade de vida em sua terra natal, com um foco particular nas classes socioeconômicas mais baixas. O júri do Pritzker considerou que não havia candidato para 2018 que melhor se encaixasse em seus critérios de ter “produzido contribuições consistentes e significativas para a humanidade e o ambiente construído através da arte da arquitetura”.

Para Doshi, “Todo objeto à nossa volta e a própria natureza – luzes, céu, água e tempestade – tudo está em uma sinfonia e esta sinfonia é o que a arquitetura é. Meu trabalho é a história da minha vida, continuamente evoluindo, mudando e pesquisando … buscando remover o papel da arquitetura e olhar apenas para a vida.”

Você pode gostar de...